clima
No pilar de clima, trabalhamos no combate às mudanças climáticas, na defesa da fauna e flora e na regeneração do meio-ambiente e de suas comunidades tradicionais.
NOSSOS PROGRAMAS EM CLIMA
As marisqueiras de Cajueiro da Praia são um grupo de mulheres que, há pelo menos há três gerações, buscam nas areias, nas pedras e nos mangues da localidade os mariscos e moluscos que complementam a renda e ajudam a assegurar o sustento de suas famílias. Mulheres que aprenderam com suas mães e avós que mais do que um trabalho, “ir para maré” é garantir a comida na mesa ao mesmo tempo em que se fortalece os laços afetivos com suas parceiras de lida e com o local onde vivem.
Nosso programa com essas mulheres consiste no reconhecimento identitário, intercâmbio em outros territórios, empoderamento, geração de renda e empreendedorismo feminino. O objetivo é que, por meio dessas ferramentas, elas desenvolvam sua capacidade de articulação e liderança para atuarem por suas demandas enquanto marisqueiras e nativas, em Cajueiro da Praia, lugar que cada vez mais sofre com o turismo predatório e as consequências da crise climática.
Garantir a preservação dos mangues, dos rios e dos oceanos trata-se de honrar as gerações de marisqueiras que fazem desses locais um dos pilares de sua existência, da sua memória e do seu futuro. Um cuidado forjado por aquelas que sabem serem filhas, mães e herdeiras desses espaços e desses saberes. Mas que, para prosseguirem assim, precisam ter seu ofício apoiado e valorizado, pois se sem o mangue não existem as marisqueiras, e sem as marisqueiras e sua rede de cuidado, as ameaças ao mangue e sua fauna, também se ampliam.
Desenvolvimento Comunitário com as Marisqueiras da região de Cajueiro da Praia/PI
O instituto Caburé, está desenvolvendo o programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região dos manguezais da área do Delta do Parnaíba, tendo seu foco inicial no território do município de Cajueiro da Praia/PI.
O Delta do Parnaíba tem uma área estimada de 2.700 km² e é formado por cerca de 70 ilhas com rica vegetação e manguezais. Único entre os três deltas do mundo que existem em mar aberto, as ilhas abrigam uma enorme biodiversidade devido a suas características costeiras.
A iniciativa busca ampliar a consciência pela preservação deste bioma tão importante na luta contra o aquecimento global e, posteriormente, regenerar as florestas de mangue da APA (Área de Proteção Ambiental) do Delta do Parnaíba, para melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
Esse bioma é de extrema importância para as comunidades tradicionais da região. Acreditamos que preservar esse bioma é preservar também as práticas extrativistas artesanais de famílias que dependem desse território, é manter sua cultura e modo de vida em harmonia com a natureza. Através de ações como a elaboração de inventário de fauna e flora, estudos de impacto ambiental, implantação de viveiros de mudas e geração de trabalho e renda para a comunidade local de extrativistas.
O programa pretende alcançar uma meta de regeneração de florestas em uma área de aproximadamente 90 km quadrados de extensão, colaborando para a conservação desse ecossistema fundamental para o equilíbrio climático.
Regeneração dos manguezais no PI
"É tudo pela maré"
Realizacão:
Marisqueiras:
O projeto "É tudo pela maré" foi idealizado e realizado de forma colaborativa por integrantes e voluntários do Instituto Caburé, e contou com o apoio da